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Certificado Digital para Empresas: Você Precisa Dele

O certificado digital para empresas é uma tecnologia que veio para mudar tudo, e está em alta no momento e, se tornando cada vez mais utilizado em todos os aspectos do negócio.

O certificado digital facilita muito a vida do dono de negócio em seu dia a dia. Então se você tem um CNPJ, com esse recurso você poderá manter sua contabilidade em dia de forma mais simples.

Quando a empresa começa a utilizar o certificado digital, ela pode emitir as notas fiscais eletrônicas com muito mais facilidade e segurança, podendo inclusive integrar com outras ferramentas de automação para agilizar o processo, ou utilizar serviços de contabilidade online.

Será que eu preciso de um certificado digital para empresa?

Essa dúvida se tornou muito comum hoje em dia, afinal quais empresas precisam utilizar certificado digital? O que é um Certificado Digital? Como fazer para comprar um certificado digital? E para que ele serve?

Para tirar essas dúvidas é só acompanhar o conteúdo abaixo onde você vai encontrar:

O que é certificado digital?

O que preciso para obter um certificado digital para minha empresa?

Para que serve o certificado digital para empresas? Onde vou usar?

Quem precisa de certificado digital?

O que é uma autoridade certificadora ou autoridade de registro e quais são confiáveis?

Onde comprar certificado digital?

Certificado Digital para Empresas
Certificado Digital para Empresas

O que é certificado digital?

O certificado digital é um recurso que surgiu para facilitar a vida das pessoas físicas e jurídicas. Ele permite que assinem documentos digitalmente e se identifiquem online. É como uma autenticação no CPF ou CNPJ.

Embora ainda hoje, tenha muitas pessoas que questionem sua utilização e validade para assinatura de documentos de forma digital, saiba que o certificado digital para empresa tem total validade.

Inclusive é muito utilização na emissão de nota fiscal, órgãos públicos, órgãos fiscalizadores, tribunais e prefeituras, etc.

Quando uma empresa utiliza o certificado digital para assinar ele tem o mesmo valor que se você estivesse assinando um papel com a caneta presencialmente.

O digital reduziu a distância entre muitos e o certificado digital trouxe a segurança que os negócios precisavam, além da comodidade e sem falar na agilidade.

Hoje, você tem dois tipos de certificado digital para empresa, o A1, que é um software que pode ser instalado em um ou mais computadores, e ele tem validade de 1 ano.

Se por exemplo você contratar alguma ferramenta de automação para emitir notas fiscais você irá precisar utilizar o certificado digital A1.

O outro tipo é o certificado digital A3, esse é um dispositivo físico e pode ser um token ou smartcard, pode ter validade de até 3 anos e é muito utilizado para assinaturas digitais.

Os certificados digitais para empresas pode ser utilizar por pequenos negócios de acordo com o que precisarem como:

– NF-e:

É utilizado para emitir documentos fiscais de diferentes tipos como notas fiscais de serviço eletrônica.

– e-CNPJ:

Muito utilizado para identificar a sua empresa no meio digital, pode ser também utilizado para emissão de notas fiscais, assinaturas de contrato e ações que representem sua empresa online.

O que preciso para obter um certificado digital para minha empresa?

Essa dúvida é muito comum na hora de adquirir o certificado digital para empresas, e para isso o empreendedor pode tirar a dúvida no ato da compra, onde irão informar quais documentos são necessários.

Mas o processo é bem simples e rápido. O primeiro passo para comprar seu certificado digital com a certificadora é ter os seguintes documentos em mãos:

  • Estatuto, contrato social ou ato constitutivo da empresa
  • Cartão do CNPJ (impresso no site da Receita Federal)
  • Cadastro do SINTEGRA Estadual para empresas de comércio

Esses são os documentos exigidos pela autoridade certificadora, esses documentos poderão sofrer pequenas variações conforme cada empresa, por isso é bom tirar a dúvida antes.

Além disso, serão solicitados os documentos dos responsáveis legais pela empresa como:

  • RG, CNH ou outro documento que comprove identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência

Após ter as informações em mãos você pode dar início a compra do seu certificado digital.

Esse processo pode iniciar online acessando o site da empresa e escolhendo o certificado desejado, onde você faz todo o processo de cadastro e agendamento. Ou se preferir pode ir diretamente a certificadora.

A etapa presencial é para que ela verifique os dados, faça a coleta da impressão digital (biometria) e faça a validação.

Caso tenha outros sócios, somente o representante legal que foi indicado na Receita Federal precisará comparecer.

Viu como é simples? Basta fazer a compra online e agendar com a certificadora, depois fazer o pagamento do certificado, e então fazer a validação presencial ou online (através de videoconferência).

Para que serve o certificado digital para empresas? Onde vou usar?

Existem diversas vantagens e aplicações do certificado para sua empresa no dia a dia ao comprar o e-CNPJ, veja alguns exemplos:

  • Emitir documentos fiscais
  • Enviar declarações como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Usar serviços de contabilidade online
  • Assinar contratos virtualmente com validade e maior segurança
  • Realizar transações bancárias com segurança
  • Acessar e utilizar serviços da Receita Federal, como o eCAC, SEFAZ, entre outros
  • E muitas outras atividades

Com o certificado a sua vida será mais fácil já que agiliza e permite realizar atividades online como manter seu negócio regularizado diante do fisco, realizar ações como emissão de nota fiscal eletrônica de forma rápida e segura. Dessa forma facilita a vida contábil do seu negócio.

Uma grande vantagem do certificado digital para empresas é que o documento assinado não pode ser alterado depois de assinado. Ele também confirma e comprova a data e hora da assinatura, aumentando a autenticidade do documento em caso de fiscalização ou auditoria.

Como prestador de serviços, você pode facilmente emitir nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e).

Quem precisa de certificado digital?

Todas as empresas que são obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, assim como todas as que estão inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a ter um certificado digital. Na dúvida consulte uma empresa de contabilidade ou contador para tirar essa dúvida.

As empresas que possuem dois ou mais funcionários precisam do certificado digital para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial, sistema do governo que torna as atividades mais simples de serem resolvidas.

E ainda assim caso seja autônomo ou prestador de serviços, e não se enquadre nas obrigações citadas, vale a pena utilizar o certificado digital, tudo pela facilidade e agilidade que ele traz, como maior agilidade nas ações pela sua contabilidade online, isso deixa o processo mais rápido e simples, gerando maior economia para você também.

O certificado digital traz uma variedade de vantagens para empresas no dia a dia:

  • Facilidade: permite assinar e emitir documentos de forma mais rápida e prática no dia a dia
  • Segurança: Ajuda na redução de fraudes nas suas transações, principalmente as bancárias
  • Comodidade: maior facilidade para ações online e atividades relacionadas ao setor público, e assim não precisa ir presencialmente
  • Economia: a principal é não precisar mais ficar fazendo reconhecimento de firma e impressão de documentos, já que a assinatura com certificado digital tem total validade
  • Automação: permite integrar serviços como emissão de nota fiscal para maior agilidade nas vendas
  • E muitas outras

O que é uma autoridade certificadora ou autoridade de registro e quais são confiáveis?

A autoridade certificadora é a entidade responsável pela emissão dos certificados digitais. Por isso é importante escolher uma empresa confiável e que lhe atenda muito bem para ter mais agilidade na emissão do seu certificado.

A Autoridade de Registro (AR) tem a função de intermediar o contato entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Entre as suas responsabilidades, podemos destacar:

  • Fornecer uma interface para o registro da certificação digital
  • Conferir os dados e a documentação do cliente

Onde comprar certificado digital?

Confira as opções de Autoridades Certificadoras e Autoridade de Registro (AR) que podem emitir seu certificado digital.

Separei uma lista onde você pode comprar certificados com segurança, pois são revogados pela ICP-Brasil e podem ser solicitados online:

Atacadão TI – Autoridade de Registro (AR)

Autoridade de Registro para emissão de certificado digital em São José dos Campos, Jacareí e região, e por videoconferência para todo o Brasil, atendimento ágil e de qualidade.

Tipos de certificado e-CNPJ: A1 e A3 (com token USB, cartão mais leitor ou apenas cartão)

Comprar Certificado Digital

Serasa Experian

A Serasa é uma autoridade certificadora do setor privado, que fornece a segurança dos certificados digitais para quase todos os grupos financeiros participantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Tipos de certificado e-CNPJ: A1 e A3 (com token USB, cartão mais leitor ou apenas cartão)

Comprar Certificado Digital

Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Primeira Autoridade Certificadora de 1º nível credenciada pela ICP-Brasil, a Serpro é uma empresa pública de tecnologia da informação, que criou seu Centro de Certificação Digital em 1999.

Tipos de certificado digital e-CNPJ: A1 e A3

Comprar Certificado Digital

Certisign

Além de fornecer os certificados digitais, a Certisign desenvolve soluções para uso exclusivo com as assinaturas eletrônicas revogadas pela ICP-Brasil.

Tipos de certificado e-CNPJ: A1 e A3 (com token, cartão, arquivo ou cartão mais leitor)

Comprar Certificado Digital

Valid Certificadora Digital

A Valid foca suas atividades em tecnologias que resultam na prestação de serviços. Além da emissão dos certificados, oferece serviços de tecnologia, consultoria e suporte e atividades de apoio a autoridades de registro.

Tipos de certificado e-CNPJ: A1 e A3 (com token, cartão ou cartão mais leitor)

Comprar Certificado Digital

O Certificado Digital para Empresas facilidade o dia a dia do Empreendedor!

O certificado digital é um arquivo ou dispositivo que funciona como uma assinatura eletrônica com validade jurídica. E isso facilita muito no dia a dia de suas atividades já que lhe permite realizar diversas atividades da empresa que antes precisavam de sua empresa no local para assinar documentos.

Esse é apenas um exemplo que facilita a vida das empresas, existem muitos outros como a emissão de nota fiscal online, o que agiliza muito.

O certificado digital veio para facilitar a vida do empreendedor, então aproveite isso para focar em vender mais e fazer o negócio crescer.

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