Nos anos 90 o blog nasceu com o objetivo de ser um tipo de diário online. Nessa última década, as empresas para se aproveitarem dessa oportunidade apostaram em criar um blog em seu site de forma profissional e direcionada.
E hoje bilhões de pessoas pelo mundo estão conectados à internet. E aqui no Brasil “entre 2013 e 2023, o número de usuários de internet aumentou 78%”, então usar o blog como uma estratégia de marketing digital pode significar o sucesso do seu negócio.
Muitos desconhecem o poder de criação de um blog e a capacidade que ele tem de direcionar o tráfego do seu site, e de desenvolver a confiança com os seus usuários e clientes.
Se o seu objetivo é aumentar a credibilidade e a visibilidade da sua empresa a melhor estratégia é criar um blog com conteúdo relevante e de qualidade e postar com certa frequência.
Se vai contratar o serviço de criação de site em Jacareí, São José dos Campos ou outra cidade por exemplo, mesmo sendo um negócio mais regionalizado, criar um blog pode ser uma excelente forma de alcançar mais clientes e ainda utilizar ele para dar suporte.
Blog de negócios mas o que é?
Muitas pessoas desconhecem o poder dessa ferramenta que tem muito potencial para ajudar sua empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo nas páginas de pesquisas (na frente dos concorrentes) e ainda impulsionar as vendas.
Assim como as redes sociais, mala direta, e-mail marketing e outros canais, começar um blog de negócios tem um papel fundamental no crescimento da sua empresa.
Considerando todas as oportunidades de sucesso que um blog pode proporcionar à sua marca ou empresa, separamos para você os principais benefícios de manter um blog ativo em seu site profissional.
Benefícios de criar um blog profissional
A seguir separamos as principais vantagens de criar um blog para o seu site tem para seu negócio, confira!
Aumentando o tráfego para o seu site
Quando se trata de direcionar tráfego para o seu site, existem várias abordagens possíveis. Se você já conquistou um público fiel, é provável que eles digitem o nome da sua empresa diretamente no navegador. No entanto, isso não ajuda a aumentar o tráfego além do público já existente.
Outra opção que pode ter passado pela sua mente é investir em tráfego pago, através de anúncios. Embora seja uma estratégia válida, pode se tornar cara ao longo do tempo.
Além disso, assim que você interrompe os investimentos em campanhas, o alcance do seu site também diminui.
A melhor maneira de direcionar o tráfego para o seu site é de forma orgânica, otimizando-o para aparecer nos resultados de busca do Google.
Se o seu site possui poucas páginas ou não é atualizado com frequência, iniciar um blog pode resolver ambos os problemas de uma só vez.
Isso porque cada postagem no blog que você publica se torna uma nova página do seu site, que pode ser exibida nos resultados de busca do Google.
Ao utilizar técnicas de SEO adequadas, o seu site terá maior probabilidade de aparecer nas primeiras páginas de resultados, direcionando os usuários para o seu site de forma orgânica.
Redirecionando o conteúdo do blog para as mídias sociais
Ter um blog para a sua empresa é uma estratégia eficaz que também permite a divulgação da sua marca nas redes sociais.
Cada novo artigo publicado no blog se torna conteúdo compartilhável nas redes sociais, como Twitter, LinkedIn, Instagram e Facebook.
Isso possibilita que novos públicos descubram a sua empresa e conheçam mais sobre os seus produtos, além de manter uma presença ativa nas mídias sociais.
Converter tráfego em leads
Com o tráfego direcionado para o seu site por meio do blog, fica muito mais fácil converter esse tráfego em leads. Cada postagem no blog representa uma oportunidade de gerar novos leads.
Por exemplo, ao adicionar links nos posts do blog que direcionem os usuários para materiais como ebooks gratuitos, planilhas, webinars ou qualquer outro conteúdo pelo qual os usuários estejam dispostos a trocar suas informações, você aumenta as chances de capturar leads qualificados.
É importante lembrar que nem todos os leitores do blog se tornarão seus leads, e está tudo bem. É normal que nem todos convertam.
O importante é começar a publicar no blog, incluir chamadas para ação (CTAs) em cada postagem, definir uma taxa de conversão alvo de visitantes para leads e se esforçar para superar essa taxa a cada mês.
Resultados a longo prazo: o poder do blog de negócios
Um blog de negócios tem a capacidade de oferecer resultados duradouros, impulsionando a presença da sua marca no mercado.
A chave para alcançar esses resultados está em responder às perguntas comuns que seus leitores e clientes têm, fornecendo conteúdo relevante de forma consistente.
Imagine o impacto de enviar um artigo educacional do seu blog para esclarecer as dúvidas de um cliente confuso.
Ou quantos negócios podem ser fechados quando seus leads descobrem o valor do conteúdo oferecido pelo blog.
Os potenciais clientes que leem o seu blog já estão interessados no que a sua marca tem a oferecer.
Ao fornecer respostas para perguntas complexas e de difícil explicação, o blog acelera o processo de vendas, tornando-se um recurso valioso para os clientes em potencial se conectarem à sua marca e construírem confiança.
Promover o conhecimento da empresa
Um blog de negócio não se limita apenas a artigos, mas também pode incluir notícias destacando as realizações da sua empresa.
Por exemplo, compartilhar notícias sobre os benefícios de um novo produto ou entrevistas com especialistas são excelentes conteúdos para o blog corporativo.
Ao compartilhar notícias no blog da sua empresa, você humaniza a sua marca e mostra ao público que o seu negócio vai além das vendas.
Essa abordagem ajuda a construir a fama da sua marca no mercado.
Além dos benefícios mencionados acima, existem muitos outros que ajudarão a estabelecer a sua empresa como uma autoridade no mercado.
Criar um blog vale a pena?
Embora os resultados não sejam imediatos, um blog eficaz pode gerar tráfego e leads valiosos para o seu negócio sem investimentos adicionais em divulgação.
O trabalho de atrair tráfego e leads por meio do blog se sustenta por si só, desde que sejam aplicadas técnicas corretas de SEO.
Podemos garantir que, quando se trata de blogs, a maioria das vendas provavelmente virá das postagens mais antigas.
Por exemplo, um blog pode obter uma quantidade significativa de tráfego todos os meses, e a maioria de suas vendas virão a partir de posts antigos.
Por isso, é importante manter uma programação regular de postagens e revisar os posts anteriores para identificar oportunidades de melhoria. Já pensou em ter um blog profissional para levar a sua marca para novos clientes e aumentar suas vendas? Fale conosco que vamos te ajudar.